Atendimento / Ouvidoria

Como se manter motivado no trabalho?

Blog
20 de abril de 2021
motivação no trabalho

Como ter motivação no trabalho? Eis aqui um ponto de fundamental relevância profissional, principalmente nesse momento de pandemia em que vivemos.

No inicio da pandemia, corporativamente falando, tudo era novidade, o sonho em trabalhar “de/em casa” de maneira mais leve e solta era o que sempre muitos desejavam ter, mas a realidade, mais uma vez, trouxe as agruras do isolamento.

Acredito que você nunca sentiu tantas saudades de seus colegas de empresa, inclusive daqueles a quem você não curtia muito. Pois é, sofremos o isolamento corporativo.

Como manter-me motivado nesse momento tão atípico na nova humanidade? A resposta é simples, mas sua aplicabilidade requererá um exercício profundo de sua parte.

Motivação

Do latim, a palavra motivação significa mover em prol da satisfação de um objetivo, ou ainda, o impulso interno que o levará a uma ação.

Então a primeira coisa que você deverá fazer é literalmente “se mover”, agitar o corpo e principalmente o cérebro. Sabe aquela famosa zona de conforto? Apesar de ser um lugar legal, é hora de sair dela e se desafiar.

Você deverá descobrir a satisfação de seu objetivo profissional e torna-lo um desafio pessoal dando o impulso para alcança-la.

Pare um instante e observe sua atividade profissional, descubra daquilo que faz o que mais exige de sua capacidade intelectual ou física. Essa descoberta lhe dará a sensação de conquista, vitória – fará com que você se sinta bem consigo mesmo.

Depois reconheça aquilo que você menos gosta de executar, identifique nessa o porquê menos gosta e a partir dai torne essa atividade um desafio, afinal, se você perder para uma tarefa o que serão das outras atividades?

O que trata esse artigo não é a execução de uma tarefa ou atividade, mas sim, o impulso que você deve constantemente dar em prol da sua saúde mental e corporativa.

Ter motivação é uma opção interna, uma busca constante de indicadores de satisfação e da solução da não satisfação, afinal, a não satisfação não significa que você esta insatisfeito (a) – Pense nisso!

Espero que ao ler esse artigo você sinta uma vontade enorme de se levantar e mudar a regra de um jogo que não é a que você escreveu para si.

Sobre o autor:

Marcelo Rivani é Mestre em Educação e Gestão de Instituições de Ensino pela Universidad Del Atlántico da Espanha, MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Psicologia, com especialização em Psicanálise. É Consultor Organizacional na Fábrica de Desempenho, empresa voltada para a Educação Corporativa no mercado Nacional e Internacional em desenvolvimento humano com atuação nos mercados do Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Uruguai e Peru, desenvolvendo atividades em treinamentos, palestras e workshops. É docente na Fundação Getúlio Vargas, nos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Logística e Supply Chain Management, Gestão em Saúde, Gestão estratégica e econômica de negócios, Gestão Comercial, Business e Process, Gestão em T.I. e Gestão em Marketing.

Leia mais:
É a hora certa de pedir um aumento salarial?
Protagonismo no mundo VUCA
Como será o mercado de trabalho pós-pandemia?
Transição de Carreira: Como fazer?


Precisa de ajuda?