Atendimento / Ouvidoria

Transformação Digital cria demanda por desenvolvimento de soft skills

Blog
08 de abril de 2020
soft skills

A Transformação Digital envolve uma série de questões importantes. Toda a evolução na informática, o desenvolvimento de computadores e a sua presença cada vez maior na sociedade ainda vão gerar impactos inimagináveis na forma como trabalhamos.

Evoluções na parte de automação já são cada vez mais frequentes. Já existem exemplos de diversas máquinas que substituem o trabalho humano em funções que, algum tempo atrás, muitos julgariam impossível. Robôs entregadores e carros sem motorista são alguns exemplos.

De acordo com o coordenador acadêmico do MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação da STRONG FGV em Osasco e Alphaville, André Barcaui, a transformação digital irá gerar uma necessidade por profissionais com melhor inteligência emocional. “O ser humano nunca vai fazer um relatório melhor, uma planilha melhor, correlacionar dados com a efetividade e a velocidade de um computador. Por isso o que vai se sobressair são as relações humanas. O jeito de conversar, a empatia, a habilidade social, tudo isso deve crescer muito. ”

O professor comenta que as chamadas soft skills se tornarão mais requisitadas. “Para muita gente, as soft skills não são treinadas na faculdade. Muitas vezes essas habilidades são desenvolvidas com o amadurecimento, com a experiência de vida”, conta.

A STRONG FGV oferece algumas opções de cursos de pós-graduação cujo conteúdo aborda diversas destas soft skills que estão com alta demanda no mercado de trabalho. O MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas é o principal deles, e está disponível em Alphaville, Osasco, Santo André e Santos.

Outro ponto impactante da Transformação Digital no mercado de trabalho diz respeito ao desemprego. Com a automação sendo desenvolvida em novas funções, logicamente muitos empregos deixarão de existir e, consequentemente, o número de desempregados deve aumentar. “Isso vem de uma deficiência estrutural do nosso país. Temos mais de 12 milhões de desempregados, mas em algumas profissões simplesmente faltam pessoas para trabalhar, porque não existe mão de obra qualificada para aquela função”, explica Barcaui.

Leia mais:

Aplicação de uma Metodologia Ágil requer paciência
Conheça os quatro fatores que formam o coração da liderança
Compreender sobre mindset é crucial para crescer profissionalmente


Precisa de ajuda?