Apresentação
A área de Inteligência Artificial (IA) abrange diversos campos, subcampos e disciplinas, tais como aprendizado de máquina, comumente conhecido no mercado como Machine Learning (ML); IA generativa, relacionada à geração e à interpretação de textos e vídeos; agentes inteligentes – chatbots; big data; análise geoespacial; sistemas autônomos, e internet das coisas – Internet of Things (IoT), entre outros. Além disso, IA é diretamente dependente das técnicas e dos algoritmos de Ciência de Dados (CD).
Há carência no mundo todo – e no mercado brasileiro em particular – de competências aplicadas nessas áreas. Muitas empresas possuem, nos seus quadros, profissionais com conhecimentos sobre uma ou outra técnica analítica específica, mas raramente possuem formação sólida e equilibrada em relação aos aspectos gerenciais, além do domínio técnico.
O MBA em Inteligência Artificial e Analytics Aplicadas a Negócios da FGV é dirigido a profissionais que desejam entender as técnicas de CD e IA, bem como ampliar as suas competências de modelagem e resolução dos desafios de negócio. São objetivo deste MBA:
- proporcionar a estudantes o mindset adequado para conduzir inovações baseadas em CD e IA nos mais variados setores.
- analisar questões e desafios empresariais, por meio de modelos e algoritmos que permitam tomar as melhores decisões;
- articular, propor e defender soluções baseadas em CD e IA, relacionadas à expansão de negócios, à melhoria de processos, ao desenho de produtos e serviços, à inovação e à transformação digital, entre outras aplicações.
Assista a uma palestra sobre Big Data com o coordenador do curso.
Como as turmas Blended (híbridas) acontecem?
A FLEXIBILIDADE DO ONLINE SE UNE À RIQUEZA DO PRESENCIAL. Desfrute de networking valioso e debates aprofundados nos encontros presenciais, recarregando sua energia com o aprendizado colaborativo. As aulas online ao vivo oferecem a liberdade de estudar onde e quando quiser, otimizando seu tempo e eliminando metade dos deslocamentos. Perdeu a live? Não tem problema, a gravação estará disponível!
E o melhor: DIGA ADEUS ÁS PROVAS TRADICIONAIS! As avaliações são 100% por meio de trabalhos, em sua maioria em grupo, fortalecendo ainda mais seu networking.
O MBA semipresencial é a união perfeita entre interação e conveniência para o seu desenvolvimento profissional. Pronto para transformar sua carreira?
Encontros quinzenais:
No calendário do curso, que é disponibilizado no início da turma, haverá a relação de datas e semanas em que acontecerão as aulas, sendo que 50% delas acontecerão em encontros presenciais e 50% em encontros LIVE por webconferência via Zoom.
Cada disciplina é composta por 4 encontros, sendo:
– 2 encontros noturnos via Zoom: sempre às quartas e quintas-feiras das 19h às 23h20
– 2 encontros presenciais: que podem ocorrer em duas noites, das 19h às 23h20 ou em um sábado em período integral (manhã 08h às 12h20 e tarde 13h20 às 17h40)
Grade curricular
- Métodos e Ferramentas de Data Science
- Técnicas Supervisionadas de Machine Learnin
- Técnicas Não Supervisionadas de Machine Learning
- Redes Neurais Aplicadas a Negócios
- Inteligência Espacial – Amplificando os Modelos Preditivos
- Conceitos e Técnicas de Social Network Analysis (SNA
- Modelagem Preditiva
- Processamento de Linguagem Natural
- IA Generativa para Negócios
- Engenharia de Dados
- Big Data Analytics
- MLOps – Incorporando Soluções aos Processos de Negócio
- Aplicações em Marketing, Vendas e Customer Experience
- Aplicações em Gestão de Operações e Cadeias de Suprimento
- Aplicações em Finanças, Controladoria e Compliance
- Aplicações em GeoAnalytics
- Projeto Aplicado I – Modelagem do Problema e Desenho da Solução
- Projeto Aplicado II – Análise da Solução e Impactos Gerenciais
A quem se destina
- Dirigido a profissionais que desejam dominar as novas tecnologias analíticas e ampliar as suas competências para analisar dados; aplicar modelos analíticos aos desafios de negócio; tomar decisões fundamentadas em evidências; e conduzir projetos inovadores baseados em tecnologias emergentes.
- O curso é orientado para gestores e gestoras, analistas e demais profissionais que trabalham com análise e avaliação de informações, uma vez que boas análises são a matéria-prima essencial para fundamentar boas decisões em praticamente todos os setores de atividade
- O candidato deverá ter experiência profissional relevante e ter concluído curso superior reconhecido pelo MEC. No curso poderão ser disponibilizados textos e vídeos em inglês, por isso é importante que o aluno tenha razoável compreensão da língua inglesa.