...
Atendimento / Ouvidoria
Modalidade

Semipresencial (Blended)

Duração

18 meses

Período

Noturno

Categoria

MBA

Apresentação

MBA em Inteligência Artificial e Analytics Aplicadas a Negócios

A área de Inteligência Artificial (IA) abrange diversos campos, subcampos e disciplinas, tais como aprendizado de máquina, comumente conhecido no mercado como Machine Learning (ML); IA generativa, relacionada à geração e à interpretação de textos e vídeos; agentes inteligentes – chatbots; big data; análise geoespacial; sistemas autônomos, e internet das coisas – Internet of Things (IoT), entre outros. Além disso, IA é diretamente dependente das técnicas e dos algoritmos de Ciência de Dados (CD).

Há carência no mundo todo – e no mercado brasileiro em particular – de competências aplicadas nessas áreas. Muitas empresas possuem, nos seus quadros, profissionais com conhecimentos sobre uma ou outra técnica analítica específica, mas raramente possuem formação sólida e equilibrada em relação aos aspectos gerenciais, além do domínio técnico.

O MBA em Inteligência Artificial e Analytics Aplicadas a Negócios da FGV é dirigido a profissionais que desejam entender as técnicas de CD e IA, bem como ampliar as suas competências de modelagem e resolução dos desafios de negócio. São objetivo deste MBA:

  • proporcionar a estudantes o mindset adequado para conduzir inovações baseadas em CD e IA nos mais variados setores.
  • analisar questões e desafios empresariais, por meio de modelos e algoritmos que permitam tomar as melhores decisões;
  • articular, propor e defender soluções baseadas em CD e IA, relacionadas à expansão de negócios, à melhoria de processos, ao desenho de produtos e serviços, à inovação e à transformação digital, entre outras aplicações.

Assista a uma palestra sobre Big Data com o coordenador do curso.

Como as turmas Blended (híbridas) acontecem?

A FLEXIBILIDADE DO ONLINE SE UNE À RIQUEZA DO PRESENCIAL. Desfrute de networking valioso e debates aprofundados nos encontros presenciais, recarregando sua energia com o aprendizado colaborativo. As aulas online ao vivo oferecem a liberdade de estudar onde e quando quiser, otimizando seu tempo e eliminando metade dos deslocamentos. Perdeu a live? Não tem problema, a gravação estará disponível!

E o melhor: DIGA ADEUS ÁS PROVAS TRADICIONAIS! As avaliações são 100% por meio de trabalhos, em sua maioria em grupo, fortalecendo ainda mais seu networking.

O MBA semipresencial é a união perfeita entre interação e conveniência para o seu desenvolvimento profissional. Pronto para transformar sua carreira?

Encontros quinzenais:
No calendário do curso, que é disponibilizado no início da turma, haverá a relação de datas e semanas em que acontecerão as aulas, sendo que 50% delas acontecerão em encontros presenciais e 50% em encontros LIVE por webconferência via Zoom.

Cada disciplina é composta por 4 encontros, sendo:
2 encontros noturnos via Zoom: sempre às quartas e quintas-feiras das 19h às 23h20
2 encontros presenciais: que podem ocorrer em duas noites, das 19h às 23h20 ou em um sábado em período integral (manhã 08h às 12h20 e tarde 13h20 às 17h40)

Programa completo

Grade curricular

  • Métodos e Ferramentas de Data Science
  • Técnicas Supervisionadas de Machine Learnin
  • Técnicas Não Supervisionadas de Machine Learning
  • Redes Neurais Aplicadas a Negócios
  • Inteligência Espacial – Amplificando os Modelos Preditivos
  • Conceitos e Técnicas de Social Network Analysis (SNA
  • Modelagem Preditiva
  • Processamento de Linguagem Natural
  • IA Generativa para Negócios
  • Engenharia de Dados
  • Big Data Analytics
  • MLOps – Incorporando Soluções aos Processos de Negócio
  • Aplicações em Marketing, Vendas e Customer Experience
  • Aplicações em Gestão de Operações e Cadeias de Suprimento
  • Aplicações em Finanças, Controladoria e Compliance
  • Aplicações em GeoAnalytics
  • Projeto Aplicado I – Modelagem do Problema e Desenho da Solução
  • Projeto Aplicado II – Análise da Solução e Impactos Gerenciais

A quem se destina

  • Dirigido a profissionais que desejam dominar as novas tecnologias analíticas e ampliar as suas competências para analisar dados; aplicar modelos analíticos aos desafios de negócio; tomar decisões fundamentadas em evidências; e conduzir projetos inovadores baseados em tecnologias emergentes.
  • O curso é orientado para gestores e gestoras, analistas e demais profissionais que trabalham com análise e avaliação de informações, uma vez que boas análises são a matéria-prima essencial para fundamentar boas decisões em praticamente todos os setores de atividade
  • O candidato deverá ter experiência profissional relevante e ter concluído curso superior reconhecido pelo MEC. No curso poderão ser disponibilizados textos e vídeos em inglês, por isso é importante que o aluno tenha razoável compreensão da língua inglesa.

Depoimentos

O que nossos alunos dizem sobre nós

Diferenciais

Diferenciais exclusivos que só a FGV tem

1.

Salário até 255% maior

Profissionais com pós-graduação/MBA possuem salário acima de R$ 4.000. O valor pode ser de 150% a 255% maior do que a média daqueles que fazem somente a graduação. Fonte: Semesp/IBGE.

2.

Networking de qualidade

Com alunos de alto nível e professores que contam com grande experiência no mercado de trabalho, o MBA FGV permite a construção de uma ampla rede de contatos e relacionamentos profissionais que abrem portas para novas oportunidades.

3.

Melhor think tank da América Latina

Há 11 anos consecutivos, considerada o melhor think tank da América Latina. Na última edição, foi eleita a 3º melhor think tank do mundo. Ranking elaborado pela Global Go To Think Tank Index Repport.

4.

150 melhores do mundo

A Fundação Getúlio Vargas está entre as 150 melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo ranking divulgado pelo jornal The New York Times.

Liderança / pioneirismo

Parceiros e convênios globais

FGV
Thomson Reuters
UCI
UCIrvine Extension
ISCTE
UCLA
UCSD
Google for Education
English Language Institute
Victoria
CUOA
Alabama
University of Chicago
University of Hong Kong
WF

Coordenação do curso

Prof. José Luiz Kugler

Professor dos programas de MBA da FGV e pesquisador associado ao FGV Analytics. É Ph.D. in Information Systems pela Katz Graduate School of Business, University of Pittsburgh. Seus interesses abrangem gestão baseada em evidências; modelagem informacional, business analytics e transformação digital.

Liderou empresas com plena responsabilidade de P&L no Brasil e exterior (Informix, Morgen, CPM Systems, Optimize, CTIS); desenvolveu mercados e conduziu estudos de valuation em vários setores. Dirigiu projetos e equipes nos Estados Unidos, África do Sul e em diversos países da América Latina.

Teve atuação no setor governamental a nível estadual e federal. Foi assessor do ministro Paulo Jobim, ocasião em que foi responsável pelo desenvolvimento dos Indicadores de Fiscalização dos Acidentes do Trabalho. Conduziu a iniciativa PNUD/Gestão de Conhecimento no BACEN. Coordenou a elaboração do Plano de Modernização da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, entre outros projetos estratégicos.
Precisa de ajuda?